30 de junho de 2010

Arte Negócio //// Teatro Comercial

Depois de uma longa pausa, estamos de volta para continuarmos a falar sobre o teatro, os elementos que o compõem e nossas reflexões sobre vários assuntos relacionados a este.

Hoje, falaremos sobre o que as pessoas chamam de teatro comercial e sobre o que pensamos sobre isso.

Muitas pessoas enxergam no teatro uma forma de ganhar dinheiro "fácil". O teatro é um ofício como qualquer outro, mas tem suas particularidades. Antes de ser um ofício, estamos lidando com arte, cultura... e devemos ter muito cuidado com isso, pois, infelizmente, a cultura em nosso país é muito abandonada, deixada de lado.

Cada pessoa que participa de qualquer maneira em uma produção de um espetáculo, seja de teatro propriamente dito, de dança, de música, de mágica ou de qualquer outra forma de arte, é responsável pelo público que o assiste.
Quando um ator, um diretor, um coreógrafo, um produtor (etc) faz um espetáculo de má qualidade, pensando apenas em ganhar dinheiro e sem se preocupar em apresentar algo de conteúdo ou bem feito para o seu público, ele está comprometendo a arte como um todo.

Quando este público está submetido a uma série de maus espetáculos e isto se prolonga, ele fica mal acostumado. Então, quando algo de qualidade surgir diante de seus olhos, ele não se interessará.

Aos que "fazem" os espetáculos, incluindo artistas, equipe técnica, produção etc: FAÇAM ESPETÁCULOS DE BOA QUALIDADE, DE CONTEÚDO.

Aos que assistem espetáculos: ESCOLHAM BONS ESPETÁCULOS PARA ASSISTIR.

Assim, lutamos todos pela cultura de nosso país e não permitimos que ela morra.

27 de junho de 2010

Cerquilho recebeu o Mágico Klauss e sua equipe de braços abertos.

O Show de Ilusionismo Além da Imaginação, apresentado no Teatro Municipal de Cerquilho no último dia 26, contou com momentos surpreendentes, como o momento em que Klauss faz surgir em sua mão diversos leques de cartas, que aparecem sem explicação; o momento em que sua assistente Maíra troca de roupas em segundos diante dos olhos do público de maneira inexplicável ou ainda quando ele a faz levitar sem nenhum tipo de aparelho que possa elevá-la e, num passe de mágica, ela desaparece do palco e surge na platéia, causando um frisson no público que não consegue conceber como tal coisa possa ter acontecido.

Klauss demonstrou sua admiração pela platéia cerquilhense e pelo Teatro Municipal, que segundo suas próprias palavras, é o segundo melhor teatro onde se apresentou. A saber: o primeiro melhor teatro foi um no Perú.

A EncantaVentos não pode deixar de mais uma vez agradecer a todos os que ajudaram a tornar possível a vinda deste mágico incrível para a nossa região.

Agradecemos aos patrocinadores:
SALÃO DA BETINHA
SINHÁ MOÇA

e o apoio de:
PIZZARIA CAPRICHO
HOTEL ZANATA
TEATRO MUNICIPAL DE CERQUILHO
PREFEITURA MUNICIPAL DE CERQUILHO

Esperamos poder sempre contar com pessoas que, como nós, entendam a importância da cultura para a formação do ser humano.

Mais uma vez, obrigado a todos que apoiaram e ao público presente.