18 de março de 2010

O Diretor Teatral ou O Encenador

Após falarmos sobre os primieros passos e sobre a profissionalização do ator
O Ator - Parte I - Primeiros Passos
O Ator - Parte II - Profissionalização e Estudos
vamos falar sobre os outros profissionais do teatro e suas funções.

Vamos iniciar falando do Diretor, porque é nesta figura que se centram todas as outras atividades. 

O diretor é o HOMEM DAS ESCOLHAS

A escolha do texto pode ser individual do diretor ou em conjunto com os atores. A partir daí o diretor será, como se diz, o "dono" do espetáculo. Não porque ele vai mandar em tudo ou porque ele é o mais importante, mas porque ele guiará o trabalho de todos os outros envolvidos.

É dele a concepção do espetáculo, tudo o que vai para a cena é de responsabilidade dele.

O diretor é quem vai direcionar o olhar do espectador para este ou aquele ponto. A mesma peça pode trazer diferentes significados para o público dependendo das escolhas do diretor. E todas elas devem ser conscientes, devem ter um motivo claro e lógico e estar em harmonia com o todo do espetáculo. Fazer deste ou daquele modo não significa "eu gosto assim" ou "assado", mas "esta maneira é mais cabível por isso, isso e isso."

Escolhidos os caminhos a percorrer, a idéia central (que irá basear todas as suas decisões) e a melhor forma de trabalhar, ele começa a situar todos os outros envolvidos, aceitando ou recusando o que eles lhe trazem, lapidando o que lhe é apresentado.

Iluminador, cenógrafo, figurinista, sonoplasta, maquiador e todos os outros prestam contas ao diretor, trabalham em conjunto com ele e é ele que dirige seus olhares e suas ferramentas para que o espetáculo como um todo fale apenas uma língua, afim de que a "mensagem" chegue clara ao espectador.

O mesmo ocorre com os atores, sendo o diretor o olhar de fora, a quem cabe ainda retirar os excessos e exigir o mínimo, ajustando a interpretação.

Mas atenção: o diretor não realiza a função dos outros artistas, ele apenas indica o CAMINHO que devem seguir. O MODO quem determina é o próprio artista, tenha ele a função que tiver: ator, iluminador, cenógrafo, figurinista, sonoplasta, maquiador etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário