9 de março de 2010

O Ator - Parte I - Primeiros Passos

A EncantaVentos posta a partir de agora textos com algumas observações, idéias e conceitos pessoais de seus produtores a respeito do ator, os caminhos que ele percorre durante sua carreira, a teoria e a prática teatral  e a tudo que se liga a esse assunto de uma maneira ou de outra:

PRIMEIROS PASSOS NO TEATRO

Quando alguém decide ser ator (ou atriz), não sabe muito bem que caminho percorrer. Geralmente descobre o teatro de sua cidade, vai assistir alguns espetáculos, conhece o grupo local (ou grupos locais), se enturma e vai ensaiar aos fins de semana com a "galera".

Metade das pessoas desiste no primeiro mês de ensaios porque elas achavam que em uma semana estariam na Malhação beijando uma gatinha (gatinho) e distribuindo autógrafos por onde passasse.

A metade que sobrou, segue com os ensaios, mas sem saber sequer o que tem que fazer "em cena", totalmente insegura, mas ainda assim dando o seu melhor.

Ah, sim. Claro que tem as exceções, aqueles que chegam sempre atrasados ou faltam, não estudam o texto, ficam conversando durante o ensaio e tudo mais; mas esses normalmente não duram muito tempo, porque aqueles que se dedicam acabam cobrando demais deles e eles desistem.

E uma parte dos que restaram, daqueles que se dedicam, não se acomoda com a idéia de fazer teatro aos fins de semana, decide estudar, se aperfeiçoar e tornar o hobby seu ofício. Se tornar um "PROFISSIONAL".

*  Os termos "profissional" e "amador" podem ter vários significados, mas, nestes posts, vamos entendê-los da seguinte forma:

Amador: Aquele que faz teatro pelo prazer e pelo amor. Não espera retorno financeiro, pelo contrário, normalmente acaba investindo seus próprios recursos para que possa praticar sua paixão. Tem, geralmente, alguma outra ocupação profissional, o seu "ganha-pão" é outro.

Profissional: Aquele que faz teatro com o intuito de se manter financeiramente com o retorno que este lhe dá. A arte teatral é a sua profissão. Geralmente tem uma jornada de várias horas semanais, isto é, o seu "ganha-pão" é este.
(Independente de DRT)

No próximo post falaremos a respeito dos caminhos para esta profissionalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário