Não mais!
A cenografia tem origem na Grécia Antiga e era entendida sim como a arte de adornar e decorar o teatro, entretanto ao longo do tempo esse conceito foi se modificando e hoje em dia podemos dizer que cenografia é a materialização do espaço cênico.
Cenografia é a ciência e a arte da organização do palco e do espaço teatral.
Cenografia é um elemento exclusivo e que só existe em função do espetáculo teatral, para que o ator que dele se utilize lhe dê funcionalidade.
A cenografia vai depender do projeto, e não especificamente do texto. Um mesmo texto pode ter diversos cenários, dependendo do projeto, do espetáculo.
O espetáculo é único; é a união daquele texto, com aquele diretor com aquela visão, com aquela equipe, montando para aquele espaço cênico (teatro, sala de espetáculo, ar livre etc), com aquela finalidade etc.
Uma mesma equipe pode montar um mesmo texto de formas diferentes, então serão espetáculos diferentes. O espetáculo em si é maior que o texto, que o diretor, que os atores. Ele é a obra!
Um cenógrafo pode decidir que o cenário que melhor serve ao espetáculo é o palco (ou sala) vazio, ainda assim ele é o cenografo e está é a cenografia. Mas tudo é pensado, tem um porque e um objetivo. Assim como falamos sobre o diretor (O Diretor Teatral ou O Encenador), o cenógrafo também deve pautar suas decisões em motivos claros diante do espetáculo e suas escolhas seguem muito mais que o seu gosto pessoal.